quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dicas do Professor Marcelo Pitter


OS CARBOIDRATOS


Os carboidratos – ou hidratos de carbono ou glicídios ou açúcares – são compostos orgânicos formados de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A maior parte dos hidratos de carbono é de origem vegetal e é o principal fornecedor de energia para o funcionamento orgânico.


Nosso organismo estoca carboidratos sob a forma de glicogênio, tanto no fígado quanto nos músculos. Enquanto o glicogênio muscular é usado exclusivamente pelos músculos, o hepático é utilizado para a manutenção da glicemia no sangue e tem o objetivo de suprir as necessidades energéticas do cérebro, do sistema nervoso e de outros tecidos.


Estes limitados depósitos de carboidratos influenciam por quanto tempo você é capaz de se exercitar. Quando seus estoques de glicogênio se põem muito baixos, você atinge o limite – isto é, você se sente extremamente cansado e apela para parar.


As dietas de baixo carboidrato têm apresentado uma grande inclinação à fadiga precoce e falta de rendimento durante treinos de alta intensidade. Nos exercícios de força, o treinamento físico associado ao uso de dietas ricas em carboidratos pode proporcionar um aumento nas reservas de glicogênio muscular, acentuando o processo de ganho de massa muscular (hipertrofia).
A utilização de estratégias nutricionais envolvendo a ingestão de uma alimentação rica emcarboidratos antes da prática de exercícios físicos aumentam as reservas de glicogênio, tanto muscular quanto hepático. Já a ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia sanguínea e a oxidação destes substratos. Após o esforço a ingestão de carboidratos visa repor os estoques depletados e garantir padrão anabólico.


Existem diferentes tipos de açúcar:


Monossacarídeo: Feito de apenas uma molécula, é a forma mais simples de açúcar e causa um grande pico de insulina no corpo, justamente porque a sua digestão é rápida. Geralmente são os mais doces. Exemplos: frutose, glucose, dextrose, ribose e galactose.


Dissacarídeo: Feito de 2 moléculas de açúcar, apesar de serem duas moléculas juntas, eles também são digeridos rapidamente e causam um pico de insulina. Exemplos: lactose, sucrose e maltose.


Polissacarídeos: Feitos de várias moléculas de açúcar unidos, geralmente não são doces e são digeridas lentamente. Também não causam picos de insulina e geram uma liberação lenta e constante de energia na corrente sanguínea. Este é o açúcar mais saudável que existe. Exemplos: Amido, Celulose e Glicogênio.


Os carboidratos ainda são classificados em 2 tipos: Simples e Complexos. Os simples são aqueles absorvidos mais rapidamente pelo organismo e assim fornecem energia imediata. O excesso de açúcar na corrente sanguínea não é saudável, então o corpo imediatamente estoca este excesso em forma de gordura.


Os carboidratos complexos possuem mais fibras e são digeridos mais lentamente e são conhecidos por aqueles de baixo índice glicêmico (demoram mais para elevar a glicemia). Durante as principais refeições deve-se optar por alimentos ricos em carboidratos complexos, já que eles mantêm a glicemia sanguínea mais estável, evitando picos de insulina, e ainda por apresentar outras vitaminas e nutrientes associados, como os cereais, as leguminosas e alguns vegetais (como por exemplo, as batatas).
As recomendações de carboidrato para atletas são de 6-10 g/kg de peso corporal por dia ou 60-70% da ingestão energética diária; entretanto, a necessidade individual dependerá do gasto energético, do sexo e de outras diversas condições. Cada 1 grama de carboidrato oferece 4 kcal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário